Agafuc é heptacampeã brasileira de Futebol de Cegos

Foto: Taba Benedicto / CBDV

 

 

 

 

 

 

 

 

AGAFUC VENCE O CORINTHIANS E CONQUISTA O HEPTACAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE CEGOS

Goleiro Luan Lacerda defendeu três pênaltis para conduzir a equipe de Canoas ao título

Canoas, 13 de outubro de 2024 – Na conquista do heptacampeonato brasileiro de Futebol de Cegos da Agafuc, o que não faltou foi emoção do primeiro ao último segundo da partida. Foi uma competição de total superação. Após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio, a equipe de Canoas teve toda sua estrutura de treinamentos completamente destruída, fato que deixou os atletas diversos dias longe da quadra. Aos poucos eles voltaram aos trabalhos e o ritmo de jogo foi readquirido pouco tempo antes da competição nacional

Jogando na manhã deste domingo contra a equipe do Corinthians no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo, os comandados do técnico Rafael Astrada ficaram no empate sem gols no tempo normal e a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Luan Lacerda, de forma brilhante, defendeu três cobranças e coube a Leo Oliveira, atleta experiente, confirmar o título com uma cobrança sem chances para o goleiro Giovani do Timão.
Destaque da Agafuc e da Seleção Brasileira, o gaúcho Ricardinho Alves, eleito três vezes o melhor jogador do mundo, chegou a marca de 360 gols na carreira e 17 títulos com a equipe de Canoas.
“Nós sabíamos que seria um jogo decidido nos detalhes, pênaltis é sempre assim. Acho que para quem estava do lado de fora o sofrimento era maior. A Agafuc e o Corinthians mostraram dois grandes trabalhos. A nossa modalidade vem crescendo e isso é muito importante”, disse Ricardinho.
Para Raimundo Nonato, outro grande destaque da Agafuc, as duas equipes proporcionaram um grande espetáculo: “foi um jogão de bola, de dois times muito qualificados, desta forma conseguimos apresentar o melhor em campo. A vitória veio no detalhe e eu fiquei muito feliz, comemora Nonato”,
A competição contou com doze equipes divididas em três grupos que jogaram entre si em turno único. As oito melhores classificaram para as quartas de final, quando começou o mata a mata, e as três piores caíram para a Série B.
Sobre a Agafuc – A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos foi fundada em novembro de 2010, com a proposta de qualificar e profissionalizar o processo de Gestão do Futebol de Cegos, com foco no esporte de alto rendimento, promoção e divulgação deste esporte junto às demais Entidades de Apoio aos Cegos e Portadores de deficiências visuais. Localizada na cidade de Canoas, a equipe atualmente é referência no País, sendo heptacampeã brasileira. Os principais atletas da seleção principal nacional defendem a camisa da Agafuc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *